Imagem capa - Ensaio Incrível por Alison Luiz
Planejando o Casamento

Ensaio Incrível

Olá Noivas e Noivos!


Como vocês estão?


Conhecem o tão amado ensaio "pré-wedding", "de casal", "e-session", enfim, este dia tem muitos nomes e formas, independente de como ele se chame ou como você o contrate o importante é que tenha algo que seja único e sem clichê, ou seja, a essência de vocês como casal, não estou aqui falando de fotos espontâneas, hoje em dia nem é mais necessário ser profissional para se fazer fotos espontâneas e sim, fotos que transmitam o ar que vocês exalam como casal, quem são vocês e como se amam!


Vou trazer algumas dicas infalíveis para deixar seu ensaio ainda mais incrível e que todas as minhas noivas seguem, vamos lá?


PREPARE-SE ANTES DO DIA DO ENSAIO


Muito importante vocês se organizarem antes do ensaio, digo isso pelo menos uma semana antes, não deixe nada de última hora, deixar coisas de ultima hora não é coisa de brasileiro, é coisa de gente atrasada! Se organize, prepare o look que vai usar no dia do ensaio, aquele que mais combina com vocês e onde vão estar, prepare o carro com qual vão até o local, separe uma mala com tudo dentro, dinheiro, um lanche talvés se for um lugar longe, qual maquiagem vai usar e onde vão se encontrar com o fotografo.


Fazendo tudo isso antes do dia do ensaio, tenho certeza queno dia fuirá tudo bem!


EVITE ATRASOS


No dia do ensaio por mais que seja um dia livre muitas das vezes para você não se deixe enganar pela sensação de liberdade, seja pontual principalmente com seu fotografo, lembre-se atrasos geral constrangimento e pode atrapalhar a agenda do seu fotografo, e principalmente além de mudar totalmente a luz que seu fotógrafo está imaginando para o seu ensaio, tem fotógrafos que usam propositalmente certos horários do dia para fotografar, se vocês vão fotografar no final da tarde, redobre sua atenção, por-do-sol principalmente não espera ninguém, além de ser super difícil de conseguir, se for na praia então sugiro estar lá cedo!


EVITE FICAR CARREGANDO COISAS NO DIA


Já fotografei noivas que optam em levar trucentas coisas no dia do ensaio, ficando totalmente confusa do que usar ou carregar, resultando em insatisfação, o ideal é levarem apenas o necessário e que não vai incomodar nem vocês e nem seu fotógrafo ou video-maker.


Optem por no máximo uma sacola para os dois, ou uma mochila, e que de preferencia fique guardada no carro, ou seja, fiquem livres leves e soltos no dia do ensaio, só vocês e seu fotógrafo.


Se você vai levar coisas como letrinhas, plaquinha, pique-nique ou seja lá o que for rs repense muitas vezes se é realmente necessário pois utilizar essas coisas em ensaio pode se tornar clichê, brega e tomar muito tempo para ficar arrumando, no máximo leve uma guirlanda e um buqué se esse for seu estilo, e evite usar buquê, guirlanda e flores artificiais, a probabilidade de ficar muito "fake" é grande!


CAPRICHE NO LOOK


Sim, nossa roupa diz muito sobre nós e o ideal é transmitir isso no que você vai vestir para ser fotografado, não existe um look ideal, existe o que combina com vocês, com o estilo do ensaio e o local onde vão fotografar!


Evite marcas aparecentes como logo de times (a não ser que você seja um torcedor roxo) listras e estampas que não tem nada a ver, ou seja, vá com uma roupa bem clean, se você é desprovido dessas roupas no seu guarda-roupa vale a pena um banho de loja e que funciona muito bem para comprar peças coringas para compor o que vão usar, na televisão passa muitas lojas referencias. 


Não sabe o que usar, aposte no vestido branco ou creme ou areia (liso ou renda, qualquer modelo) e um look tom pastel para o noivo, ambos com calçados neutros, tenho certeza que vão combinar perfeitamente independente do lugar que estiverem.





MAQUIAGEM


Importante estar maquiada, a maquiagem ajuda muito na qualidade da fotografia e na pós-produção das imagens, seu fotografo vai clicar vocês de perto (closes) e de longe, e independente de como vão ser fotografado, é importante estarem perfeitos, não abuse da maquiagem e tenha um bom maquiador.


Use maquiagem leve para fotografar de dia, e algo mais trabalhado para fotografar de noite, nunca invertido, e se possível, passe também no seu noivo, o homem muitas das vezes não cuida muito da pele do rosto e quando o fotógrafo vai fazer a pós-produção acabam demorando mais fazendo pequenas correções.


Ao noivo, sugiro procurar uma boa barbearia uns dois dias antes do ensaio para fazer cabelo e barba, não deixe para fazer no dia pois se você se machucar com as lâminas os cortes podem acabar aparecendo e vai ficar feio :/






AS CORES GRITAM


Vai usar algo colorido? Saiba que cada cor transmite um sentimento diferente na fotografia e elas ficaram bem visíveis na imagem, é importante tomar cuidado também para não somente um chamar mais a atenção que o outro, isso pode trazer um certo desequilibro.


Cores que combinam são aquelas que conversam entre si, exemplo cores pasteis, independe da peça que vocês for usar, elas vão se conectar entre noivo e noiva, por isso é o mais fácil de usar, já cores mais mais fortes e contrastantes como por exemplo, laranja e azul, vermelho e verde, amarelo e roxo, vocês devem tomar muito cuidado ao usar, pretos e cinzas também sugiro não abusar, pode trazer um ar muito pesado para a imagem, evite a não ser que vocês curtam usar.




CONVERSE COM SEU FOTOGRAFO


Desde o primeiro dia, e de preferencia desde o primeiro contato, se abra com seu fotógrafo, conte a ele como se imaginam nas fotos, como querem e tal, e além de tudo confie que ele fará um bom trabalho para você afinal você deve ter falado com vários antes de escolher um, crie uma relação de amizade e confiança com ele, deixe que ele seja seu amigo, pois eu acredito que isso fará vocês ficarem mais a vontade com ele em frente as lentes.


SOMOS TÍMIDOS, E AGORA?


Não existe timidez entre amigos e quando se tem um bom fotógrafo, timidez as vezes pode ser um traço de desconfiança e medo, fotógrafo que é bom, ele consegue extrair o melhor de qualquer tipo de casal, por isso a importância de se relacionar bem e confiar no seu fotógrafo!


Aposte nos fotógrafos que dirigem bem os casais e não que fazem fotos espontâneas, todo fotógrafo de casamento ele passa por inúmeros cursos para direção do casal, então conheça bem o seu fotógrafo antes de contratá-lo, veja suas imagens e se você se considera tímido e ver que o fotógrafo só faz fotos do casal olhando pra câmera ou em todas as fotos eles estão parados, procure outro profissional!


Cuidado com a tenção, timidez não somente é um traço de personalidade como também pode ser causado por fatores externos e internos, sugiro estar bem equilibrado, relaxe um dia antes do ensaio, evite bebidas alcoólicas, e passar qualquer tipo de estresse antes do ensaio.




DEIXE FLUIR


O mais importante não se contenham em frente ao seu fotógrafo, demonstre quem vocês são, como se amam, o carinho que tem um com o outro, deixa a "vibe" de vocês rolar, seu fotógrafo está observando vocês para saber como agir com vocês e não espere somente dele, faça também, o ensaio é uma troca e 80% depende exclusivamente de vocês, o fotógrafo ele se preocupa em três coisas: FOTOGRAFAR, DIRIGIR e SE DIVERTIR. 


Não se preocupe com ângulos, se você contratou um bom fotógrafo, no mínimo ele já entende de tudo isso, só fique atento ao que ele pedir à vocês, como por exemplo, dar as mãos e olhar um para o outro, correr, andar de mãos dadas e tal.


E não se esqueça de se divertir, o ensaio deve ser um dia leve e divertido também, tudo isso coopera para que vocês fiquem a vontade para serem fotografados!




A LOCAÇÃO


Deixei por último pois essa é a maior dúvida das noivas e a primeira pergunta quando falamos do ensaio, mas na verdade é o mais fácil de todos! rs


Podemos começar procurando um local que vocês gostam ou onde já se imaginam sendo fotografados, por exemplo, se vocês são um casal aventureiro, que viajam, normalmente se adaptam em qualquer lugar, pode-e pensar em algum local onde já estiveram e foi marcante que possam levar seu fotógrafo, podem ver algum lugar estilo um bosque, ou um campo, uma montanha fácil de chegar que tenha uma vista legal, podem pensar em uma cidade turística ou uma fazenda ou sítio que geralmente são muito bonitas para serem fotografadas.


Praia também é uma ótima opção, procure uma esteticamente bonita que fuja só do areia e água, procure pedras, rios, cachoeiras, cidade, enfim, quanto mais elementos melhor para seu fotógrafo criar, ah! E a não ser que o dia esteja nublado, evite fotografar entre as 10h e 15h, pois na praia o sol fica muito forte e vocês poderão ficar desconfortáveis para fotografar. Se for fotografar no por-do-sol sugiro pesquisar muito antes de apostar ser na praia, algumas praias não tem ângulos bons para o por-do-sol.


Parques e Cidade devem ser muito pensados antes de serem escolhidos como locação, principalmente se você se considera tímido, parques e cidades são lugares geralmente cheios de pessoas e você pode se sentir desconfortável o que não renderá boas fotos, sugiro procurar um lugar como um sitio ou uma fazenda para ficarem mais a vontade, caso vocês não forem tímidos, escolha o local onde mais gostem e faça parte da história de vocês.




É isso! Acredito que com todas essas dicas não tem como errar! Podem seguir sem medo de ser feliz!


Vamos fotografar? :)


Se você curtiu essa publicação deixe seu comentário aqui pra batermos um papo! 


Deus abençoe a todos!


ABRAÇOS DO ALISON! :D


#Compartilhe